Crossroads, Mundo Numa Encruzilhada

"... o filme argumenta que é hora de mudar para uma nova visão mundial integrada, reavaliar tudo, definir um destino para este navio em que nos encontramos a nós mesmos para um mundo mais sustentável e mais igualitário..."

~ Crossroads na Our World 2.0, webzine produzida pela Universidade da ONU

"Nada é impossível para aquele que o tenta."
~ Alexandre, O Grande
Vencedor do Free Speech Awards 2013 e um dos documentários mais partilhados na Internet, Crossroads agora está disponível também em português [http://youtu.be/5n1p9P5ee3c ]. Este foi o comentário de John St. Augustine, um dos figurantes do filme, passados poucos dias do seu lançamento, 26 de Janeiro, 2013:
"A única cura para a apatia é a acção. 
É fácil ficar submerso pela aparente interminável lista de problemas no mundo. Não há muito que possa fazer acerca de crianças a morrer à fome noutro país (a menos que possa) ou desafios ambientais (a menos que possa) ou os idosos esquecidos (a menos que possa) ou…acontece que há uma longa lista de problemas que podem bem ser uma lista de oportunidades disfarçadas. 
Uma das coisas que digo no filme é que “circunstâncias ou nos definem ou nos revelam” ou seja que à medida que nos aproximamos uns dos outros com a tecnologia e população, à medida que o stress e tensão da economia global e inter-conectividade e interdependência e recursos compartilhados nos apertam mais e mais, algo vai sair, algo vai abrir em nós e pode não ser pela melhoria da humanidade.

Desde o tipo que governa a Coreia do Norte que nunca recebeu abraços suficientes do seu pai e quer alvejar a América com armas nucleares ao homem que costumava ser o empenhado fornecedor e perdeu o seu emprego que se entregou às suas energias inferiores e rouba um banco à mulher que simplesmente não consegue suportar a tensão mais e põe um fim à sua vida, as circunstâncias que criámos... revelarão quem somos realmente. 
As boas notícias são que as respostas estão sempre contidas no problema e dado que os humanos o criaram faria sentido que encontrássemos as respostas. Isto é claro se tirarmos tempo de vermos outras pessoas a viverem as suas vidas na televisão e nos concentrarmos no melhor reality show que está a acontecer, as nossas vidas. Mudar de uma hora de ‘Real Housewives of Cleveland’ para uma hora de ‘Crossroads’…faça simplesmente play.”
~ John St. Augustine é personalidade rádio e escritor
http://www.johnstaugustine.com/blog.html?r=20130026080932


FOTO por timtom.ch @ Flickr

0 comentários: