O Dilema do Prisioneiro

“Quando penso no mundo que gostaria de deixar à minha filha e aos netos que espero vir a ter, é um mundo que se afasta interdependência desigual, instável e insustentável para comunidades integradas, local, nacional e globalmente, que compartilhem as características de todas as comunidades bem sucedidas.”
~ Bill Clinton, ex-presidente dos Estados Unidos 
“Embora seja uma ideia matemática simples, acaba por ser uma armadilha encantada que surpreendeu algumas das mentes mais brilhantes durante décadas.”

As citações mencionadas e seguintes sobre o Dilema do Prisioneiro são retiradas de, "Super Cooperators: Altruism, Evolution, and Why We Need Each Other to Succeed", por Martin Nowak e Roger Highfield.
“Imagine que você e o seu cúmplice são ambos feitos prisioneiros, tendo sido capturados pela polícia e acusados de um crime sério. O acusador interroga-o separadamente e oferece a cada um de vós um acordo. Esta oferta encontra-se no cerne do Dilema e é a seguinte: 
Um de vós, o desertor, incrimina o outro, enquanto o parceiro permanece silencioso, então o desertor será acusado de um crime menor e sua sentença diminuída para um ano por fornecer informação suficiente para prender o seu parceiro. Entretanto, o seu confederado silencioso será condenado por um crime mais sério e sobrecarregado com uma sentença de quatro anos. 
Se ambos permanecerem silenciosos e assim cooperarem um com o outro, haverão provas insuficientes para condenar qualquer um de vós com o crime mais sério e cada um receberá uma sentença de dois anos por uma ofensa menor. Se, por outro lado, ambos desertarem ao se incriminarem um ao outro, ambos serão condenados ao crime mais sério, mas serão dadas sentenças reduzidas a três anos por pelo menos estarem dispostos a fornecer informação. 
… há uma ideia central simples que pode ser representada por uma tabela de opções, conhecida como uma matriz de ajuste de contas. Esta consegue resumir todos os quatro resultados possíveis do jogo, escritos como duas entradas em cada uma das duas linhas da matriz.”

A imagem acima detalha esta matriz de ajuste. Ela varia da descrição ligeiramente: Se um dos prisioneiros incrimina o seu companheiro de cela e o prisioneiro incriminado não retribuir em semelhança esta deserção, então o prisioneiro incriminado receberá uma sentença de cinco anos em vez de uma de quatro anos.

A Crise Global Económica
“À face desta tensão entre crescentes interdependência e acções descoordenadas, precisamos de visões partilhadas do futuro. Estas visões conseguem motivar decisores a contribuir voluntariamente ao bem global, por um sentido de responsabilidade compartilhada e interesse pessoal iluminado.”
~ Simpósio Económico Global
O Dilema do Prisioneiro funciona sobre a base de que as duas partes são interdependentes. Na economia a economia global é interligada e logo interdependente. A crise global económica consegue deste modo ser vista como uma forma do Dilema do Prisioneiro, onde muitos participantes são cada um acusados de um crime sério (a crise) e cada um deve então escolher como se conduzirem a si mesmos para sair dela, com as decisões de cada um dos actores afectando todos os outros participantes.

Contudo, ao contrário do exemplo clássico mencionado, um mercado não consegue simplesmente desertar do resto da economia global. Independentemente das decisões que os actores tomam, eles ainda permanecem interligados e interdependentes.
“A crise da dívida da zona Euro caiu num dilema clássico do prisioneiro. Uma parte não coopera porque ela se iria expor à potencial decisão não-cooperativa da outra parte, a última das quais seria capaz de extrair um ajuste maior que a solução cooperativa renderia a curto prazo. 
Medo de perder o controlo por decisões politicas tomadas pela zona euro está a desencadear uma série de escolhas racionais (mas sub-optimais) incapazes de lidar com os problemas nucleares da crise e assim conduzindo a um resultado/equilíbrio que ninguém quer realmente (e que todos se arrependerão), por exemplo o total ou parcial rompimento da zona euro.”
~ ECMI Commentaries

O vídeo seguinte dá um exemplo do Dilema do Prisioneiro com a proliferação de armas entre nações:



FOTO por giulia.forsythe @ Flickr

0 comentários: