Porque é que 1% da população mundial detém 40% da riqueza?

Porque é que os sistemas educativos pelo mundo estão a produzir crianças infelizes, pobremente educadas? Porque há fome? Porque estão os preços da alimentação a aumentar quando há mais que comida suficiente para todos? Porque há ainda países onde a dignidade humana e justiça social são inexistentes? E quando e como irão estes erros se tornarão certos? 
"“Porque interdependência expõe todos ao redor do mundo de uma maneira sem precedentes, governar os riscos globais é o grande desafio da humanidade. Pensar na crise climatérica, os riscos da energia nuclear..; ameaças terroristas...; os efeitos colaterais de instabilidade política; as repercussões de crises financeiras; epidemias...; e súbitos, pânicos alimentados pelos media, tal como a recente crise de pepinos da Europa. Todos estes fenómenos formam uma parte do lado negro do mundo globalizado: contaminação, contágio, instabilidade, interconexão, turbulência, fragilidade compartilhada... Interdependência é, na realidade, dependência mútua, uma exposição compartilhada a perigos. Nada está completamente isolado e 'negócios estrangeiros' já não existem. Os problemas de outras pessoas são agora os nossos problemas e não podemos mais olhar para eles com indiferença, ou esperar colher certo ganho pessoal deles.” Javier Solana, antigo Secretário Geral da NATO 
Para lidar com a realidade moderna, devemos considerar a natureza conectada do mundo que aparece perante nós. E aqui é onde a ciência vem ao nosso socorro. Sistemas conectados não são nada de novo, o todo da Natureza consiste de tais sistemas. O corpo humano, uma comparação que será usada frequentemente neste livro, é um grande exemplo de um sistema conectado. Todos os órgãos no corpo estão conectados e trabalham em sincronia e reciprocidade. Cada célula e órgão no corpo "sabe" o seu papel e realiza-o, assim beneficiando o organismo inteiro: o coração bomba sangue para o resto do corpo e o fígado absorve oxigénio para o resto do corpo. 
Ao mesmo tempo cada órgão no nosso corpo é também um consumidor, recebendo do corpo tudo o que ele precisa para o seu sustento. E ainda assim, o propósito da existência de cada órgão não é egocêntrica, ou seja o benefício do organismo inteiro. Órgãos existem como partes de um colectivo que juntos formam uma única unidade, completa. Sem o contexto dessa unidade, não seríamos capazes de compreender totalmente a função ou propósito de cada órgão. Os nutrientes que cada órgão recebe do corpo permitem-o funcionar e realizar o propósito da sua existência, seu papel único em respeito ao resto do organismo, e realizar o seu potencial ao "compartilhar" seu produto com o organismo inteiro. Esta é a condição principal de vida numa comunidade. 
Quando um dos sistemas no organismos não realiza a sua função, o organismo deteriora-se para um estado chamado "doença". Se o estado de doença é prolongado ou agudo, ele pode conduzir ao colapso do sistema inteiro e à morte do organismo. 
A sociedade global humana e as mudanças que ocorreram no mundo durante as últimas décadas indicam que a humanidade se está a tornar um sistema integrado e interconectado, como o resto dos sistemas na Natureza. Desta forma, as leis que definem as conexões mútuas entre elementos na Natureza agora se aplicam à sociedade humana, também. 
“No século 21, ao contrário do período após o Congresso de Viena, não é mais um jogo de soma zero de vencedores e perdedores. Em vez disso, ele é um século de nós múltiplos de redes. Quanto melhor estes nós estão conectados uns com os outros, mais eles ressoarão com os melhores ideais e princípios.” Professor Dr. Ludger Kunhardt, Director no Centro para os Estudos de Integração Europeia"
~ A Guide to the New World
e-book gratuito @ http://we.tl/AG45ZCjxXw
página do autor http://bit.ly/19BF2P9

FOTO por R E M I B R I D O T @ Flickr

0 comentários: