O Êxtase Da Auto-Transcendência



Hoje em dia voamos por aí como abelhas individuais exaltando a nossa liberdade. Mas por vezes questionamo-nos: É isto tudo o que há? O que devo fazer com a minha vida? O que falta? O que falta é que somos Homo duplex, mas a sociedade moderna, secular, foi construída para satisfazer os nossos seres inferiores e profanos. É realmente confortável aqui em baixo no nível inferior. Venha, sente-se no meu centro de entretenimento doméstico. 
Um grande desafio da vida moderna é encontrar a escadaria no meio de toda a desordem e então fazer algo bom e nobre assim que você suba ao topo. … 
Maioria das pessoas almejam superar a mesquinhez e se tornarem parte de algo maior. E isto explica a ressonância surpreendente desta simples metáfora evocada há praticamente 400 anos atrás. ‘Nenhum homem é uma ilha inteira por si mesmo. Cada homem é uma parte do continente, uma parte do todo.’”
~ Jonathan Haidt
O psicólogo Jonathan Haidt faz uma pergunta simples porém difícil: Por que procuramos a autotranscendência? Por que tentamos nos perder? Numa tour, pela ciência da evolução através da seleção de grupo, ele propõe uma resposta provocadora.


0 comentários: