O Homem de Negócios e o Principezinho


Uma conversa entre o Principezinho e um homem de negócios (excertos do livro O Principezinho de Antoine de Saint-Exupéry escrito há mais de meio século atrás):
"- E que fazes tu de quinhentos milhões de estrelas?"
"- Nada. Eu as possuo."
"- E de que te serve possuir as estrelas?"
"- Servem-me para ser rico."
"- E para que te serve ser rico?"
"- Para comprar outras estrelas, se alguém achar." 
No entanto, fez ainda algumas perguntas. 
"- Como pode a gente possuir as estrelas?"
"- Eu as administro. Eu as conto e reconto, disse o homem de negócios. É difícil. Mas eu sou um homem sério!" 
O principezinho ainda não estava satisfeito. "Eu, se possuo um lenço, posso colocá-lo em torno do pescoço e levá-lo comigo. Se possuo uma flor, posso colher a flor e levá-la comigo. Mas tu não podes colher as estrelas." 
"- Não. Mas eu posso colocá-las no banco."
"- Que quer dizer isto?"
"- Isso quer dizer que eu escrevo num papelinho o número das minhas estrelas. Depois tranco o papel à chave numa gaveta."
"As pessoas grandes são mesmo extraordinárias, repetia simplesmente no percurso da viagem."


FOTO por fernandosouza @ Flickr

0 comentários: