Os Benefícios De Admitir Estarmos Errados



“O milagre de sua mente não está no fato de você poder ver o mundo como ele é. Está no fato de você poder vê-lo como ele não é.”
A maioria de nós faz de tudo para evitar estar equivocado. Mas se estivermos errados a este respeito? A “Errologista” Kathryn Schulz apresenta convincentes argumentos para além de admitirmos, apostarmos nossa falibilidade.

Seguem-se algumas citações da TED Talk e do livro de Kathryn:
“De fato, a maioria de nós faz de tudo para evitar de pensar sobre estar equivocada. ou pelo menos tentado evitar pensar na possibilidade de que estamos equivocados. Nós aceitamos isto no abstracto.” 
“Portanto, nós ‘passamos’ pela vida, presos nesta pequena bolha a sentir que estamos certos sobre tudo.” 
“Mas para mim, o que é mais desconcertante o mais trágico de tudo isso é que perde todo o sentido do ser humano. É como se acreditássemos que nossas mentes são estas janelas perfeitamente transparentes que olhamos através delas e vemos o mundo exatamente como ele é. Queremos que todos vejam as coisas do mesmo prisma e vejam exatamente a mesma coisa. Isso não é verdade, e se fosse, a vida seria incrivelmente maçante. O milagre de sua mente não está no fato de você poder ver o mundo como ele é. Está no fato de você poder vê-lo como ele não é. Nós podemos lembrar do passado, e podemos pensar sobre o futuro, e podemos imaginar como é ser outra pessoa em outro lugar.” 
“Por muito desorientadores, difíceis ou humilhantes os nossos erros possam ser, é derradeiramente a incorrecção, não a certeza, que nos podem ensinar quem nós somos.” 
~ Kathryn Schulz
"As crianças têm uma lição que os adultos devem aprender, a não terem vergonha de falhar, mas se levantarem e tentarem de novo. Maioria de nós adultos têm tanto medo, tão cautelosos, tão 'seguros', e deste modo tão redutores e rígidos e amedrontados que é por isso que tantos humanos fracassam. Maioria dos adultos demitiram-se a si mesmos do fracasso."
~ Malcolm X 

0 comentários: