Sentir Um Novo Nível de Percepção Ao Sintonizar-se No Campo Integral


"O colectivo tem uma qualidade especial: Quando pessoas separadas se unem em "um todo," elas revelam a união dos seus opostos. 
Isto contém dentro de si uma qualidade completamente nova, dado que nenhum dos indivíduos tem união dentro deles. Esta nova qualidade é formada entre eles, ou acima deles e cada membro do colectivo participa em a criar. Se uma pessoa não faz esforços e não se entrega a si mesma a esta união, então ela não existe nela. 
Acontece que cada pessoa que se sintoniza nesta união adquire-a à extensão completa sem a dividir em partes. E graças à sua contribuição para este campo comum, desejo comum ou aspiração, através da integração cada pessoa começa a sentir união e um novo nível de percepção. 
Percepção através de integração é completamente oposta à percepção egoísta, individual. Uma pessoa que a tem sente e percebe o mundo de uma maneira ligeiramente diferente. 
Como ela se torna incluída nas outras, é como se ela consistisse delas. Ela sente-as dentro de si e experimenta a união comum. Ela também sente o mundo dentro de si e a percepção do mundo depende das suas qualidades, inclinações, estado, humor, atitude para o mundo e para si mesma. Isto é, subitamente ela começa a compreender que o mundo não existe no exterior, mas dentro dela. 
Isto acontece completamente naturalmente, como resultado de unir as qualidades opostas dos seus amigos dentro dela. Juntos, eles formam um desejo comum que se torna a plataforma sobre a qual ela sente um novo mundo integral, enquanto ao mesmo tempo se torna um vaso integral ela mesma, um órgão de percepção. 
Uma pessoa já compreende que o mundo não existe exteriormente. Mas quando ela começa a ver a dependência total do mundo de si, uma mudança psicológica ocorre nela. 
Contudo, o mundo dependia de si até antes disso. É só que ela estava tão imersa no seu individualismo e não conseguia perceber a realidade como algo senão existindo fora de si. Todavia, esta era uma imagem falsa do mundo. 
Agora, ao ter saído do individualismo para a percepção integral do mundo, ela compreende que tudo era dessa maneira também anteriormente e essa percepção ocorre apenas deste modo. Nós percepcionamos o mundo dentro de nós, nas nossas qualidades. Sob a influência da sociedade ou o meio ambiente, nós ganhamos as habilidades para mudar estas qualidades, para de algum modo as alterar. Agora uma pessoa não vê o mundo somente através da qualidade que lhe parece a si como sua própria, mas também através de todas as outras, qualidades externas, que ela agora percebe como suas. 
Se pegarmos numa criança, em contraste a um adulto que tem uma carga de impressões e percepções da sua vida anterior, e a isolarmos completamente, a criança sentirá o mundo dentro dela. Tudo depende de que impressões uma pessoa recebe durante a sua vida."
~ The Psychology of the Integral Society
e-book gratuito @ http://we.tl/AG45ZCjxXw
página do autor http://bit.ly/19BF2P9

FOTO por ModernDope (old account) @ Flickr

0 comentários: