Sobre A Leitura


"Na realidade, cada leitor é, enquanto lê, o leitor do seu próprio eu."
~ Marcel Proust 
"...tornamo-nos quem somos ao nos identificarmos com as figuras sobre as quais lemos." 
~ Jonathan Culler 
"Se uma história não fala do ouvinte, ele não escutará. E aqui eu faço uma regra, uma grande e interessante história é sobre todos ou ela não perdurará."
~ John Steinbeck, "A Leste do Paraíso" 
“Que coisa surpreendente é um livro. É um objecto plano feito de uma árvore com partes flexíveis sobre as quais são impressos imensos divertidos rabiscos escuros. Mas um vislumbre nele e você está dentro da mente de outra pessoa, talvez alguém falecido há milhares de anos. Através dos milénios, um autor fala clara e silenciosamente dentro da sua cabeça, directamente para si. Escrever é talvez a maior das invenções humanas, ligando pessoas que nunca se conheceram umas às outras, cidadãos de épocas distantes. Livros quebram os grilhões do tempo.”
~ Carl Sagan, (Cosmos) A Persistência da Memória 
"Essa é parte da beleza de toda a literatura. Tu descobres que teus anseios são anseios universais, que não estás só e isolado de ninguém. Tu pertences."
~ F. Scott Fitzgerald 
"Histórias são poderosas porque elas nos transportam para os mundos das outras pessoas, mas ao fazer isso, elas alteram o modo como os nossos cérebros funcionam e mudam potencialmente a nossa química cerebral e é isso o que significa ser uma criatura social."
"Como as pessoas cultas sabem (e, para seu infortúnio, as pessoas incultas não), cultura é acima de tudo uma questão de orientação." 
"Um livro é um elemento na vasta reunião a que chamei a biblioteca colectiva, que não precisamos de conhecer abrangentemente de modo a valorizar qualquer um dos seus elementos… O truque é definir o lugar do livro nessa biblioteca, o que lhe dá sentido do mesmo modo que uma palavra extrai sentido em relação a outras palavras." 
"A não-leitura não é apenas a ausência de leitura. É uma actividade genuína, uma que consiste em adoptar uma posição em relação à imensa maré de livros que o protege de se afogar. Sobre essa base, ela merece ser defendida e até ensinada."
~ Pierre Bayard

Foto via Literatortura

0 comentários: