Um Novo Paradigma Educativo Direccionado À Solidariedade




"Cérebros brilhantes também podem produzir sofrimento. É preciso educar o coração" 
~O Dalai Lama
"Precisamos de uma nova revolução, uma mudança maciça radical de atitude e comportamento, se desejamos parar a corrida para a catástrofe e salvar o mundo para gerações futuras. Precisamos não menos que uma ‘reeducação da humanidade.’”

–Drª Lourdes R. Quisumbing, uma educadora por excelência que foi a primeira mulher Secretária da Educação, Cultura e Desporto nas Filipinas. Citações nesta publicação são do artigo da Drª Quisumbing, “Values Education for Human Solidarity (Educação de valores para a solidariedade humana).”

A Necessidade de Hoje Por Uma Visão Mais Holistica da Educação
"Isto requer uma mudança de paradigma na nossa filosofia e prática educativa. 
Em vez de um currículo rígido segmentado e baseado em conhecimento, devemos adoptar uma visão mais holistica da educação que visa o desenvolvimento das faculdades poderes da pessoa inteira, cognitivas, afectivas, emocionais, estéticas, volitivas, comportamentais, uma abordagem de ensino-apredizagem a qual não pára no conhecimento e informação e desenvolver habilidades e competência mas que avança para o entendimento e ganha perspectivas, que educa o coração e as emoções e desenvolve a habilidade de escolher livremente e valorizar, tomar decisões e traduzir conhecimento e valores para a acção. 
O coração da educação está na educação do coração.


Solidariedade Humana Trans-Cultural: Uma Grande Parte Do Novo Paradigma Educativo
"Uma pessoa não pode subestimar o papel da educação para a compreensão internacional e inter-cultural, que consiste não meramente de saber mais sobre diferentes povos e suas culturas, sua geografia, história, economia, governo, sistemas de valores, mas mais ao compreender e ganhar perspectiva sobre os factores e motivações subjacentes ao seu comportamento e valorizando os seus padrões culturais, tradições, costumes, valores e crenças. 
Solidariedade humana é em semelhança fomentada pela realização e fortalecimento dos laços que nos unem juntos na nossa humanidade comum: nossa natureza humana e a condição humana, nosso habitat e destino comuns, nossos valores universalmente compartilhados.”

Educação de Valores: Como Amar e Valorizar e Como Traduzir Isso Para o Comportamento Humano
"A educação dos dias modernos deve casar o Humanismo Cientifico, uma nova Ciência com uma Consciência e uma nova Tecnologia com um coração. 
Valorizar a nossa humanidade comum, bem como as nossas tradições culturais, fornece desafios e guias para desenhar currículo de educação cívica para a cidadania responsável no nosso mundo em rápida mudança. … 
Mas com educação de valores não pretendemos meramente ensinar sobre valores mas em vez disso aprender sobre como valorizar, como trazer o conhecimento para o nível mais profundo dos entendimentos e introspecções, para o reino afectivo dos nossos sentimentos e emoções, nossas escolhas acarinhadas e prioridades de amar e valorizar e como interiorizar e as traduzir para o nosso comportamento. Verdadeiramente, educação de valores é um processo holistico e uma experiência de completa aprendizagem.”
http://www.humiliationstudies.org/documents/QuisumbingSolidarity.pdf

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