A Hora de Agir: Crescimento Económico Contínuo Conduzirá Ao Colapso




“A terra está cheia. Ela está cheia de nós, cheia das nossas coisas, cheias do nosso desperdício, cheia das nossas exigências, sim, somos uma espécie brilhante e criativa mas criámos um bocadinho demasiadas coisas, tanto que a nossa economia é agora maior que o seu anfitrião, o nosso planeta…”
~ Paul Gilding, escritor independente e conselheiro sobre sustentabilidade.

As citações são da TED talk sobre sustentabilidade.

Uma Mensagem Familiar Com Pouca Atenção Dada
Não é nada de novo o que advoga e cientistas estão a alertar que o nosso consumo está descontrolado no nosso planeta. Contudo, pouco é feito para nos educar, as várias populaças do planeta, que os nossos presentes níveis de consumo são prejudiciais para a futura sobrevivência da nossa espécie, outras espécies e o planeta como um todo.

Como Gilding diz,
“Estamos a consumir através do nosso capital, ou, a roubar do futuro… o que significa que a nossa economia é insustentável … quando as coisas são insustentáveis elas param.”
Apaixonados Com Uma Ideia Louca
“Quando pensamos sobre o crescimento económico parar fizemos, ‘isso não é possível,’ porque crescimento económico é tão essencial para a nossa sociedade que é realmente questionado… é baseado numa ideia louca, a ideia louca sendo que podemos ter crescimento infinito num planeta finito… Estou aqui para vos dizer que o Imperador não tem roupas, que a ideia louca é precisamente essa: É louca.”
Gilding dá um contra argumento:
“Mas precisamos de crescimento. Precisamos dele para solucionar a pobreza. Precisamos dele para desenvolver a tecnologia. Precisamos dele para manter a estabilidade social.”
Sua resposta:
“Acho este argumento fascinante, como se, conseguíssemos de certa forma vergar as regras da física para ajustar as nossas necessidades… a terra não quer saber do que precisamos. A Mãe Natureza não negocia. Ela simplesmente dispõe as regras e descreve consequências e estes não são limites esotéricos. Isto trata-se de comida e água, solo e clima, os alicerces básicos práticos e económicos das nossas vidas.”
As Especificidades Da Crise do Crescimento
Muitos de vós pensarão: ‘Mas seguramente conseguimos ainda parar isto. Se é tão mau, vamos reagir.’ Pensemos essa ideia.
  • Tivemos 50 anos de alertas.
  • Tivemos a ciência a provar a urgência da mudança.
  • Tivemos paralisação económica apontando que não só não nos podemos dar ao luxo disso, é mais barato agir antes.
E ainda assim a realidade é que fizemos praticamente nada para mudar o curso. Nem sequer estamos a abrandar.” 
Não estamos a agir. Não estamos sequer perto de agir. E não vamos agir até que a crise atinja a economia e é por isso que o fim do crescimento é o assunto central e o evento para o qual precisamos de nos preparar.”
A Falta De Uma Perspectiva Integral
“Então, quando começa esta transição, quando é que este colapso começa? Na minha visão ele já vem bem a caminho. Sei que maioria das pessoas não vêem isto desta maneira. Temos tendência para olhar para o mundo, não como um sistema integral que ele é, mas como uma série de problemas individuais. 
Vemos erradamente cada um destes assuntos como problemas individuais a serem solucionados. Na realidade, é um sistema no processo doloroso de se desmoronar.”
Mudança Requer Que Todos Trabalhem Juntos
“Somos mais de capazes de superar tudo o que vem aí… quando sentimos medo e sentimos perda, somos capazes de coisas bem extraordinárias… Certamente não há barreira económica ou técnica no caminho… a única coisa que precisamos de mudar é como pensamos e como sentimos e é aí que você entra… podemos ser mais. Podemos ser muito mais. 
… Podemos escolher este momento de crise e questionar e responder às grandes questões da evolução da sociedade. Como, o que queremos ser quando crescermos quando passarmos esta adolescência trapalhona em que pensamos que não há limites e sofremos de ilusões de imortalidade? 
… Podemos fazer o que precisamos de fazer mas isso vai necessitar… todo e cada um de nós. Esta pode ser a nossa melhor hora.”

0 comentários: