7 Biliões, Uma Família Global



ALERTA: Tens 7 biliões em comum...
"Há uma aceleração constante na humanidade que coloca questões muito graves.."
~ Leonardo Boff
A questão do crescimento populacional e da superpopulação é uma questão que assombra muitos, especialmente quando falamos de um planeta com recursos limitados, os cientistas alertam que passámos há muito o limite do razoável onde deveríamos ter iniciado uma gestão inteligente dos recursos se pretendemos sobreviver.

Devemos temer o crescimento demográfico? Há que chegue para todos?
Para responder a estas perguntas vamos ver os vídeos abaixo:





Este problema, não é realmente um problema excepto para os líderes que têm de lidar directamente com ele porque, "a única pergunta é se as pessoas ricas estão prontas para serem integradas num mundo com 10 biliões de pessoas," diz Hans Rosling.

Isto é, toda a questão não é meramente uma questão de consumo de recursos, mas é sobretudo uma questão de gestão e distribuição de recursos, de educação para o planeamento familiar voluntário.
"Produção anual de resíduos alimentares nos 27 Estados-membros da União Europeia equivale a cerca de 179 quilos por pessoa."
~União Europeia desperdiça metade dos alimentos que produz - Renascença
Podemos observar de um ponto de vista ocidental, capitalista e fundamentalmente proteccionista e dizer que somente alguns têm o direito à educação pública, saúde e alimentação básica, ou podemos olhar de um ponto de vista mais amplo.
Lamentavelmente muitos se incomodaram em tentar lidar com este problema de uma maneira muito desumana, a criação de vacinas e todos os tipos de métodos para o controlo da natalidade mundial revelaram-se fracassados e em simultâneo uma demonstração de que a natureza tem a sua própria maneira de conduzir a evolução.

Não temos melhor exemplo que a Europa onde são negativas as taxas de natalidade, na sociedade capitalista do mundo ocidental tamanho é o egoísmo e a sede consumista de viver uma vida separada dos outros que as pessoas não têm filhos, há até quem diga que se trata de uma conspiração capitalista que visa um maior consumo, se ambos os conjugues viverem separados, afinal, consomem a dobrar..

Podemos aprender a respeitar um pouco mais a nossa família global?

"Toda a humanidade é uma família indivisível e indivisa e cada um de nós é responsável pelas más acções de todos os outros. Eu não me consigo desanexar a mim mesmo da alma mais cruel." ~ Mahatma Ghandi 
"Há anos atrás reconheci minha familiaridade com todas as coisas vivas e decidi que não era um bocadinho melhor que os maus maus na terra. Disse então e digo agora, que enquanto houver uma classe baixa, Eu estou nela; enquanto houver um elemento criminoso, Eu pertenço-lhe; enquanto houver uma alma na prisão, Eu não sou livre." ~ Eugene V. Debs 
"Se ao menos as más pessoas estivessem insidiosamente algures a cometer más acções e fosse necessário apenas as separar do resto de nós e as destruir. Mas a linha que divide o bem do mal corta pelo coração de cada ser humano. E quem está disposto a destruir um pedaço do seu próprio coração?" ~ Alexander Solzhenitsyn, "O Arquipélago Gulag" 
"O que todos os homens são é da maior importância para mim. Por muito independente que me possa imaginar ser, por quão afastado possa parecer das considerações sociais pelo meu estatuto social, estou escravizado à miséria do membro mais ruim da sociedade." ~ Mikhail Bakunin

0 comentários: