A Sabedoria Das Multidões


A sabedoria das multidões, um conceito usado ou um modo de vida?
Quando usamos esta nova inteligência, nós não cometemos erros

A Sabedoria das Multidões pela Wikipédia (Um bom exemplo deste fenómeno):
"A sabedoria das multidões é o processo de tomar em consideração a opinião colectiva de um grupo de indivíduos em vez da resposta de um único especialista a uma pergunta. As respostas agregadas de um grande grupo a perguntas envolvem estimativa de quantidade, conhecimento mundial geral e racionalização espacial foi geralmente descobertas como, e frequentemente melhores que, a resposta dada por qualquer um dos indivíduos dentro do grupo. Uma explicação intuitiva frequentemente citada deste fenómeno é que há ruído idiossincrático associado ao juízo de cada indivíduo e assumir a média sobre o um grande número de respostas irá de algum modo em direcção de cancelar o efeito deste ruído.”
"Num ano eleitoral, as pessoas podem discordar sobre quem é o melhor candidato. Mas não ouve falar muito dos méritos da democracia: que milhões de pessoas medianas conseguem juntas tomar uma decisão sábia.”

~ Neil deGrasse Tyson, astrofísico

No programa “The Code” da BBC, o Prof. Marcus du Sautoy explica, através da sabedoria das multidões, como é mais fácil obter soluções para os problemas apresentados quando em grupo:
“Quantas jujubas (feijões goma) você acha que há neste pote?
Como indivíduos, os palpites são apenas palpites.”
~ Marcus du Sautoy (Matemático, Professor)
Clique para ver a experiência ao min. 45:10: http://youtu.be/IhRCjK78qx0?t=45m10s


"Derradeiramente, a diversidade contribui não só ao acrescentar perspectivas diferentes ao grupo mas também ao torná-lo mais fácil para os indivíduos dizerem o que pensam realmente. (...) Independência de opinião é tanto um ingrediente crucial em decisões colectivamente sábias e uma das coisas mais difíceis de manter intacto. Porque a diversidade ajuda a preservar essa independência, é difícil ter um grupo colectivamente sábio sem ela." 
"O problema é que os grupos são apenas espertos quando as pessoas neles são tão independentes quanto possível. Este é o paradoxo da sabedoria das multidões."

"OK, a primeira pergunta: O que eles dizem sobre por que as pessoas fazem isso? Uma das coisas fascinantes sobre a blogosfera especificamente e, claro, a Internet em geral -- e isso parecerá meio óbvio, mas eu acho importante pensar nisso -- é que as pessoas que estão gerando essa quantidade enorme de conteúdo todos os dias, que gastam uma enorme quantidade de tempo organizando, linkando, comentando esse conteúdo da Internet, faz isso de graça. Eles não são pagos por isso, a não ser com atenção e, de alguma forma, com reputação por fazer um bom trabalho.

E isso, pelo menos para um economista tradicional, é extraordinário, pois um economista tradicional diria que, basicamente, você faz coisas por uma recompensa, geralmente financeira. Mas ao invés disso, na Internet -- o que é genial -- as pessoas encontraram uma maneira de trabalhar juntas sem nenhum dinheiro envolvido. Elas entram em um consenso, um método diferente de organizar atividades."

"Recentemente, estive a estudar a Natureza. 
Os estorninhos, na área em redor de Edimburgo, nas charnecas de Inglaterra ..à noite, reunem-se e criam uma das coisas mais espectaculares de toda a Natureza, e que se chama murmuration. ..isto tem uma função. Protege os pássaros. Podem ver aqui, à direita, que há um predador a ser expulso pelo poder colectivo dos pássaros, e aparentemente isto é assustador para um predador de estorninhos. E há liderança, mas não há um líder. 
Será isto uma espécie de analogia fantástica, ou realmente podíamos aprender alguma coisa com isto? 
Isto é enorme colaboração. É abertura, é partilha de todo o tipo de informação, não apenas sobre localização e trajectória e perigo e por aí adiante, mas sobre fontes de alimento. E há um verdadeiro sentido de interdependência, de que cada pássaro compreende de algum modo que o seu interesse é o interesse da colectividade. Talvez como nós compreenderíamos que o negócio não consegue ter êxito num mundo que está a falhar. 
Bem, eu olho para isto e fico cheio de esperança. Pensem nos miúdos de hoje, da "Primavera Árabe," e verão que ali se passa algo de semelhante a isto. 
E imaginem, pensem nesta ideia, se conseguirem: E se nos conseguíssemos interligar no mundo através de uma vasta rede de ar e vidro? Conseguiríamos ir além da partilha da informação e do conhecimento? Conseguiríamos começar a partilhar a nossa inteligência?Conseguiríamos criar uma espécie de inteligência colectiva que vai além do indivíduo, ou do grupo, ou da equipa para criar, talvez, algum tipo de consciência a um nível global? Bem, se conseguíssemos fazer isso, poderíamos atacar alguns grandes problemas do mundo. 
Eu olho para isto e, não sei, fico cheio de esperança de que talvez este mundo aberto, mais pequeno, em rede, que os nossos filhos herdam possa ser melhor, e que esta nova era de inteligência em rede possa ser uma era de promessas realizadas e perigo não correspondido. Vamos fazer isto. Obrigado." 
"Ela [a Natureza] é integral." 
"A percepção integral do mundo dá-me novas, impressões mais vivas." 
"Ela pode ser criada somente ao se elevar acima do ego quando cada um se transcende a si mesmo em direcção à conexão com os outros, acima do seu egoísmo. E logo, este sentimento não pode ser privado mas apenas comum."
~ The Psychology of the Integral Society
e-book gratuito @ http://we.tl/AG45ZCjxXw
página do autor http://bit.ly/19BF2P9

0 comentários: