Desemprego Tecnológico


"A meta do futuro é o completo desemprego para que todos possamos brincar."
~ Arthur C. Clarke
“Com o desemprego em níveis sem precedentes na UE, o risco de agitação social está a subir, diz a Organização Internacional do Trabalho da ONU. A OIT está a avisar políticos para abandonarem a austeridade e abraçarem a criação de empregos.”
~ Deutsche Welle, Risco de Agitação Social Aumenta na UE
“Futurista prevê o desaparecimento de 2 biliões de empregos até 2030”
~ Futurist Speaker

Esta entrevista, acreditada ser a última de R. Buckminster Fulle foi conduzida por John Gerstner no lar de Fuller em Pacific Palisades, Califórnia, em Novembro de 1982:

"GERSTNER: Na presente recessão, imensas pessoas querem trabalhar mas não o conseguem achar. Todavia as pessoas querem e precisam de coisas que não estão a ser produzidas. O sistema se desmoronou? 
FULLER: Sim, o sistema não está correcto, mas a evolução está a trabalhar e eventualmente vamos despedir todos. 
GERSTNER: Devido à automatização? 
FULLER: Sim. 
GERSTNER: Devem as pessoas ter medo disso? 
FULLER: Não. Elas devem ter medo de não lhes pagarem agora. O sistema como se conduz é que elas são supostas morrer se não ganharem para viver. O sistema é baseado na suposição de que não há suficiente para dar a volta."
~ Via Community Intelligence 
http://www.communitelligence.com/clps/clitem.cfm?AdsID=172

Políticos e governos estão ainda a viver na sua terra dos sonhos. A realidade é que não haverão empregos.

Nós, as pessoas, devemos começar a nos organizar a nós mesmos agora. Ninguém fará isso por nós. Temos de começar a nos preocupar uns pelos outros ao perceber que NÓS somos tudo o que alguma vez teremos. Depende só de nós ao que doemos uns aos outros, motins, caos e violência ou cuidado, educação e ajuda mútua.

CNN Money:
"Há décadas atrás, peritos previram que todos trabalharíamos somente 14 a 15 horas por semana neste momento e que teríamos tanto tempo livre, que não saberíamos sequer o que fazer connosco. 
Em vez disso, os trabalhadores americanos ficaram presos na semana de trabalho de 40 horas por semana, ou ainda mais longa para muitos de nós, desde 1938, em prol de financiar os nossos estilos de vida cada vez mais caros. 
As previsões: Em 1930, o reconhecido economista John Maynard Keynes previu que avanços tecnológicos significariam que eventualmente todos trabalharíamos somente 15 horas por semana. Nesse mesmo ano, o biólogo evolucionário Julian Huxley previu a semana de trabalho de dois duas de trabalho. Ambos os homens alertaram que um dia, teríamos tanto tempo de lazer, que ficaríamos completamente aborrecidos. 
"O ser humano consegue consumir tanto mas não mais," Disse Huxley em 1930. "Quando alcançarmos o ponto em que o mundo produz todos os bens que precisa em dois dias, como inevitavelmente produzirá, devemos reduzir a nossa produção de bens e voltar nossa atenção ao grande problema do que fazer com o nosso novo tempo de lazer."
~ Annalyn Kurtz, CNN Money





Foto por Tobias Higbie @ Flickr

0 comentários: