Um Jogo é Um Assunto Sério


"Um homem sábio uma vez disse que toda a actividade humana é uma forma de jogo."  ~ Arthur C. Clarke
Nos dias de hoje os jogos são uma forma de escapar a uma realidade para a qual não gostamos de olhar, em especial o grande núcleo de jovens desempregados em todo o mundo.

O mundo virtual em geral é, uma forma de entrar numa realidade diferente, com regras e normas que nós mesmos temos o poder de criar, uma forma de fugir aos padrões e à mentalidade inerente no mundo no geral onde temos de lidar com uma identidade que não construímos, com características que podemos não gostar ou podemos até gostar mas não se enquadram nos contratos sociais ou normas estabelecidas.

O jogo em geral tem contudo um senão, eles causam adição, vício, e no caso dos jogos virtuais quando não vivemos em ambos os mundos corremos o risco de ficarmos presos dentro de um deles. Ao contrário do jovem que procura se isolar da sociedade, maioria dos gamers (jogadores) estão bastante em contacto com todo o mundo, todavia virtualmente.

Muitos dos não-jogadores julgam a realidade virtual como um escapismo mas falham compreender alguns dos pontos mencionados.

Aprendemos, o desenvolvimento ocorre quando jogamos e é assim que crescemos também quando vestimos na pele uma determinada personagem, profissão ou figura das nossas vidas, emulando um estado futuro.

Embora este conceito seja mais amplo pois também abrange o teatro e a representação, a gamification está a obter a sua atenção no ensino mundial e nos negócios também, tendo sido realizados inúmeros estudos sobre o impacto de jogos nas empresas.


Não podemos contudo negar o efeito negativo dos media (havendo vários estudos já publicados sobre o assunto) e os jogos virtuais, multiplayer ou não, são meios, tal como um livro, a Internet ou um meio social físico, no caso dos jogos onde há interacção entre vários jogadores são meios de comunicação também.

"Criança vê, criança faz", e os adultos não são realmente diferentes se pensarmos nisso, imitação é uma aptidão que herdámos e juntamente com os neurónios espelho e nossa predisposição biológica para espelhar o comportamento que vemos isso pode trazer consequências trágicas, dependendo dos media que consumimos, o meio envolvente que nos rodeia, etc. Isto é por exemplo, demonstrado na experiência de Albert Bandura:



Há, todavia, boas notícias:
"Jogos centrados em acção obtiveram uma má reputação pelo seu frequente conteúdo violento. Anteriores pesquisas dizem que o material brutal pode verter para o comportamento do mundo real, produzindo mais agressão e desencadeando mudanças psicológicas nos cérebros das crianças. Mas e as situações da realidade virtual que colocam os jogadores em modo de salvamento sem o sangue e pilhagem? 
O que acontece nestes tipos de mundos de fantasia também se traduz para o comportamento da vida real, mas de uma maneira diferente: As pessoas a que são dados super-poderes destinados a salvar alguém na realidade virtual são mais úteis fora dela." ~ Smithsonian


"A minha meta para a próxima década é tentar tornar tão fácil salvar o mundo na vida real como é de salvar o mundo nos jogos online."~ Jane McGonigal


A pesquisa de Stuart Brown demonstra que brincar\jogar não é simplesmente alegre e energético, está profundamente envolvido no desenvolvimento humano e inteligência.


Experiências traumáticas de vida frequentemente nos fazem mudar de vida, mudar de dentro para fora, 360 graus, somos uma pessoa diferente. Jane McGonigal conta a sua história e como usar os jogos a ajudou a superar uma destas experiências. 

Iniciativas interessantes:


O Y55 - Happiness Trainer é uma app mobile no presente em crowdfunding, um treinador virtual para a felicidade que visa ser essencialmente uma ferramenta para o\a citadina convencional, com pouco tempo livre, simultaneamente conseguir fazer uma gestão psicológica e emocional correcta.

Pode ser um investimento fulcral no desempenho das nossas funções diárias bem como da nossa saúde e dos nossos próximos. A visitar: http://y55happy.com

"A Games for Change facilita a criação e distribuição de jogos de impacto social que servem como ferramentas criticas nos esforços humanitários e educativos. 
Ao contrário da indústria de jogos comercial, visamos alavancar o entretenimento e envolvimento para o bem social. Para mais ampliar o campo, a Games for Change reúne as partes interessadas, sublinha as melhores práticas, incuba jogos e ajuda a criar e direccionar investimento para novos projectos."
https://www.facebook.com/gamesforchange
Leitura Adicional:
A Fuga
Juntos Sozinhos
A Tendência Natural do Homem Para o Jogo
Futuro da Humanidade
Colapso Financeiro Promove Crise De Identidade Mundial

Ver ainda:
http://youtu.be/PsI4ttDJYkM
http://youtu.be/8iftosY-HoU

FOTO 1 via O verso do inverso
FOTO 2 por The World According To Marty @ Flickr

0 comentários: