Educação: Grande Aprendizagem Acontece Em Grupo



RSA Animate - Mudando Paradigmas na Educação
“O problema com o presente sistema educativo é que ele foi desenhado, concebido e estruturado para uma era diferente e ele tenta ir ao encontro do futuro com o que ele fez no passado.”
Sir Ken Robinson, PhD, líder internacionalmente reconhecido em educação, criatividade, inovação, no vídeo popular da RSA Animate Mudando Paradigmas na Educação apresentado nesta publicação, discute como o sistema de educação de hoje falha devido a:
“Escolas estarem organizadas como linhas de produção: campainhas, edifícios separados, ainda educamos as crianças por categorias, fazemos-as atravessar o sistema por grupo etário.” 
“Educação a ser modelada e padronizada sobre os interesses do industrialismo.”
Robinson exprime o resultado do fracasso do sistema educativo em que ele “causou o caos nas vidas das pessoas. Foi óptimo para algumas. Há pessoas que beneficiaram grandemente dele, mas maioria das pessoas não.”

Ele enfatiza como devido às razões mencionadas, o sistema educativo falha ir ao encontro das necessidades das crianças de hoje, que “as nossas crianças estão a viver o período mais intensamente estimulante na história da Terra. Elas estão a ser cercadas por informação que atrai a sua atenção de cada plataforma: computadores de iPhones, de publicidades, de centenas de canais de televisão e estamos a penalizá-las por ficarem distraídas. Do quê? Coisas chatas na escola, na maioria.”

Robinson sugere três soluções para concertar as falhas do sistema educativo,
“Esquecer este conceito velho de académica, não académica, abstracta, teórica, vocacional e ver a educação pelo que ela é: um mito”
Reconhecer que maioria da melhor aprendizagem acontece em grupos: colaboração é a coisa que faz crescer… 
Mudar a cultura das nossas instituições”
Imagem do vídeo

0 comentários: