O Cérebro Dividido


Iain McGilchrist psiquiatra e escritor explica como o nosso 'cérebro dividido' alterou profundamente o comportamento humano, cultura e sociedade, a animação em português:
"Ciência é o que sabemos e filosofia é o que não sabemos."
~ Bertrand Russell

“Criatividade é agora tão importante na educação quanto a literacia”

~ Sir Ken Robinson

"Temos um sistema de educação que e modelado ao interesse do industrialismo e à imagem dele. Escolas são ainda muito organizadas como linhas de produção, campainhas de entrada, edifícios separados, especializadas em disciplinas separadas. Ainda educamos crianças por fornadas. Porque fazemos isso?”

~ Sir Ken Robinson 
"As culturas humanas progridem através de uma dança de especialização e integração. O problema é que o traço humano de pensamento abstracto permitiu à nossa habilidade de nos especializarmos ocupar o espaço da nossa habilidade de integrar conhecimento. Assim, sabemos mais sobre detalhes sobre nada particularmente relevante. A vida torna-se um jogo de trivialidades jogada entre pessoas que não têm um entendimento intrínseco de quem, ou o que elas são e que não fazem ideia de como os sistemas maiores sociais, científicos e culturais operam."

~ Earon Davis 
"Vendemos a nós próprios um modelo de educação fast-food. E ele está a empobrecer os nossos espíritos e nossas energias tanto quanto a fast-food está a esgotar os nossos corpos físicos."

~ Sir Ken Robinson 
“Uma eterna questão sobre crianças é, como devemos nós as educar?

Políticos e educadores consideram mais dias escolares por ano, mais ciência e matemática, o uso de computadores e outra tecnologia na sala de aula, mais exames e testes, mais certificação para os professores e menos dinheiro para a arte.

Todas estas respostas vêm de um lugar onde queremos tornar a criança no melhor adulto possível, não no sentido da antiga Grécia de virtuosa e sábia, mas no sentido daquele que é uma parte eficiente na maquinaria da sociedade. Mas em todas estas contas, a alma é negligenciada.”

~Thomas Moore
Jill Bolte Taylor teve uma oportunidade de investigação que poucos neurocientistas desejariam ter: ela sofreu um AVC e viu as suas funções cerebrais - movimento, fala, consciência de si - cessarem um por um. Uma história surpreendente.


FOTO por TZA @ Flickr

0 comentários: