Estudo Revela Que Comportamento Egocêntrico Conduz À Depressão

 

"Não somos o número um, mas somos o número um a pensar que somos o número um."
"Num novo estudo interessante publicado pelo Journal of Research in Personality, psicólogos gravaram sessões de terapia de 60-90 minutos e descobriram que indivíduos que usaram mais pronomes na primeira pessoa do singular como “Eu” eram na realidade mais propensos a sofrer de depressão. 
Este egocentrismo doentio parece revelar uma batalha interior em nós mesmos para encontrar conforto, confiança e segurança interior. 
Um estudo revelou que o uso excessivo de "Eu" pode conduzir à insatisfação matrimonial e outro estudo demonstra que também está ligado a maior ansiedade social."
~ Steve Handel, The Emotional Machine, Focar-se Demasiado Em 'Mim' Pode Conduzir À Depressão
"Auto-absorção em todas as suas formas mata a empatia, para não mencionar a compaixão.
Quando nos focamos em nós mesmos, o nosso mundo contrai enquanto que os nossos problemas e preocupações aumentam. Mas quando nos focamos nos outros, o nosso mundo expande.
Os nossos próprios problemas derivam para a periferia da mente e parecem tão pequenos e aumentamos a capacidade da nossa conexão, ou acção compassiva."
~ Daniel Goleman
“Parte do problema é que as pessoas são demasiado focadas só no seu mundinho pequeno, as suas próprias pequenas vidas, o que quer que elas queiram concretizar, quando na realidade não há nada que possa concretizar que seja tão feliz como o fazer com outras pessoas. E assim penso que tem havido demasiado foco de ganância empresarial 'eu, eu, eu' nas últimas décadas e penso realmente que as pessoas se tornaram conscientes de que nos estamos a tornar mais infelizes, não só nos Estados Unidos mas por todo o mundo. As taxas de depressão estão a subir mais rápido.”
~ Caroline A. Miller, lifecoacher, especialista em psicologia positiva http://youtu.be/790mUZhjOK0

Conexão com os outros faz-nos verificar o egocentrismo:

“Fazer as pessoas se sentirem conectadas e isso amortece imensas más condutas.”
“Se você tem compaixão pelos outros, se você se sente conectado aos outros não vai ter esse nível realmente tóxico de narcisismo.” 
“As comunidades inerentemente colocam cruzes nas pessoas e reinam sobre parte desse egocentrismo. Então quanto mais tivermos essas conexões com os outros e isso é no nível social e comunitário bem como no nível pessoal, isso tem tendência a realmente manter o egocentrismo sob observação.”

~ Dr. W. Keith Campbell, Conexão Como Um Meio de Lidar Com o Narcisismo  

FOTO por arno gourdol @ Flickr

0 comentários: