Percepção Integral da Informação


"Pergunta: Quando nós falamos sobre percepção da realidade, eu não compreendo realmente o que você pretende dizer e há muitas perguntas que sobram. 
Resposta: Dá-me um sumário do que tu sabes sobre a percepção da realidade do ponto de vista da psicologia e eu digo-te o que eu sei do ponto de vista da minha profissão. 
Pergunta: Este é um campo inteiro na psicologia geral e durante o último século, grandes descobertas foram feitas nele, especialmente durante o combate na Segunda Guerra Mundial e seu resultado. Por muito estranho que pareça, foi precisamente esta a altura em que grandes descobertas tais como a da teoria de Kurt Lewin foram feitas. A teoria de Lewin é sobre o campo de forças psicológico. Lewin não era menos génio que Freud, mas maioria das pessoas ignoram a sua teoria e continuam a viver como sempre fizeram. 
A descoberta que ele fez é que a percepção de uma pessoa é determinada pela sua necessidade, que não está encerrada dentro da pessoa, mas que a percepção é um sistema que consiste tanto de uma pessoa e o meio ambiente. Correspondentemente, a necessidade da pressão é formada precisamente num meio, que muda a percepção de uma pessoa do mundo externo. 
Dissemos que quando as crianças se unem num grupo da maneira certa, algo emerge que permite a uma criança percepcionar informação fundamentalmente nova, que ela nunca descobriria por conta própria. O que é essa informação, o que há de tão especial neste campo de forças e como é que este mecanismo funciona? 
R: Estás a falar da possibilidade da percepção integral de informação? 
P: Sim. 
Uma Pessoa e o Meio Ambiente 
R: Na realidade, há percepção individual e integral. Percepção individual também é integral, mas inconscientemente. Há também informação integral que é percebida inconscientemente, que permite a um se sintonizar e expandir as fronteiras da percepção. Enquanto objecto que percepciona, eu posso sintonizar-me e formar-me a mim mesmo sob a influência de um meio circundante que eu escolha em avançado, ao encontrar e entrar em contacto com ele, assim entrando numa conexão integral com ele. 
Isto acontece na vida também. Se eu quero ser um programador, eu tenho de entrar numa workshop de programação que é apoiada por bons programadores. Eu tenho de os escutar e louvar a sua mestria, cuidar dela e admirar a boa mão-de-obra. Para que eles evoquem o meu desejo ou aspiração a esta profissão. Então eu serei capaz de expandir as fronteiras da minha percepção. Eu vou adquirir sensações específicas e sensibilidade para coisas que eu não sentia por completo anteriormente. 
Tudo depende do meio ambiente. Se eu deixar um bebé na floresta, ele crescerá como um animal. Dependendo do meio ambiente em que te colocas, é assim que te vais tornar. Isto aponta para o facto de que uma pessoa pode ser formada e regulada. 
Não é que nos tornemos diferentes. Nós já reparámos há um tempo atrás que somos um produto do meio ambiente. Mas como nos mudarmos a nós mesmos sob a influência do meio ambiente é, é claro, uma questão muito interessante. Olhamos em frente, investigamos-o e formamos grupos de crianças para o elucidar. 
Estamos à procura das possibilidades de unir crianças por qualidades partilhadas, habilidades específicas ou uma inclinação natural para algo específico. Ou vice versa, podemos criar grupos de indivíduos completamente opostos que se unam uns com os outros para criar um colectivo diverso. A investigação pode ser muito interessante."
~ The Psychology of the Integral Society
e-book gratuito @ http://we.tl/AG45ZCjxXw
página do autor http://bit.ly/19BF2P9

FOTO por doc(q)man @ Flickr

0 comentários: